O que é ciência de dados? Explicação sobre ciência de dados

Essa é uma profissão que deve ser cada vez mais necessária no mercado de trabalho. Com o uso crescente da tecnologia, tudo que fazemos durante o dia na nossa vida pessoal ou profissional pode se transformar em dados. A nova geração de pesquisadores trata dados de diferentes formatos, como tabelas, textos ou gráficos, extraindo informações preciosas e úteis para as empresas. A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos interdisciplinares.

“O exame de sangue oculto nas fezes é baratíssimo, fácil de fazer e, se realizado uma vez ao ano, consegue detectar sinais precoces da doença, como sangramentos”, lista o oncologista. Durante esse procedimento, também é possível https://www.vitrinedocariri.com.br/2024/04/22/estrategias-de-empresas-como-a-ciencia-de-dados-determina-o-planejamento-corporativo/ remover pólipos, lesões que podem se desenvolver e virar um câncer no futuro. Essa abordagem permite que o especialista visualize em tempo real o interior do intestino e detecte algo de anormal nas paredes desse órgão.

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Procurar organizar e padronizar os dados, além de identificar tendências que podem ajudar no resultado financeiro e na tomada de decisões de uma empresa. A versatilidade da ciência de dados permite que os profissionais se encontrem em uma vasta gama de indústrias, contribuindo com suas competências em cenários distintos e inovadores. Os analistas de dados geralmente Tecnologias que marcam presença no futuro do desenvolvimento web focam na interpretação e apresentação de dados existentes para responder a perguntas específicas. Eles se concentram mais em relatórios e insights derivados de conjuntos de dados já estruturados. Um cientista de dados costuma trabalhar com um time de Ciência de Dados na empresa. Dessa forma, as funções acabam ficando separadas entre os diferentes integrantes.

Após a implantação e utilização de tecnologias Big Data, a empresa relata que passou a economizar 5 milhões de litros de gasolina anualmente, uma redução considerável nas manutenções corretivas e maior rapidez nas entregas dos produtos. Além disso, é necessário realizar operações em grande quantidade de versões e distribuições desses sistemas operacionais. O profissional lida diretamente com diversos sistemas operacionais, seja nos dispositivos que geram os dados ou nas aplicações que os processam (Linux, Windows, IoS, Android). Nesse caso existem diversos frameworks que se propõem a realizar a paralelização e a distribuição automática do processamento (Hadoop, Spark, HBase, Flink e outros) e, com isso, facilitam a vida dos desenvolvedores. Devido a grande quantidade de dados que serão processados, o modelo de programação tradicional (sequencial) não é mais suficiente.

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Ela é crucial para as análises que são feitas com gráficos e mapas, assim como para as modelagens com machine learning e deep learning. Muitas técnicas analíticas usam como base preceitos da estatística que devem ser dominados por quem tenta a carreira nesse campo profissional. Os cientistas de dados ajudam as empresas e os responsáveis a extrair informações do grande volume de dados coletados diariamente em seus sistemas.

Author: